top of page

O Poder da Memória Olfativa e Como Usa la a seu Favor

Aromas e memória, cheiros e emoções, toda essa dinâmica coexiste no nosso dia a dia sem que percebamos o quanto somos influenciados.



Nossa infância é um baú de memórias onde associamos cuidados à cheiros: o cheiro da mãe, o tempero da comida que ela fazia, as flores que aromatizavam a casa da avó... Dentro da gente impera um miscelânea de amor, cuidado, sabor, cheiro e saudade de um tempo onde vivíamos em busca de diversão, aconchego e reconhecimento.


Nosso olfato está diretamente conectado ao nosso "cérebro emocional", o Sistema Límbico. Dessa forma, os aromas atuam de forma invisível em nossa vida, temperando momentos, eternizando memórias e pontuando nosso dia a dia lá dos bastidores do Inconsciente.


É totalmente inconsciente para você, mas seu cérebro está a todo momento arquivando em seu baú pessoal, diversas situações e seus respectivos contextos como: forma, cor, sensações, energias do momento e cheiro.


Assim do nada, num momento qualquer, ao sentir um aroma específico, você traz à tona memórias de situações vividas, que nem fazia ideia que o tinham marcado tanto.


Essa é a memória olfativa.


Quando sentimos um aroma, ele aciona o bulbo olfatório que se conecta com o Sistema Límbico, onde residem muitas memórias afetivas.


É muito importante sabermos que esse sistema interno existe. É importante termos consciência que estamos a todo momento gravando memórias boas e também as ruins, pois, são dessa forma que os traumas ficam "gravados" dentro de nós.


Falando em memórias ruins, quando vivemos diariamente abusos, tensões, cobranças ou situações que nos causem desconforto e opressão constantes, é normal criarmos memórias traumáticas em relação aos locais ou pessoas que nos impõe tal vivência, e daí desenvolvemos pânico em relação à eles.


Ao pensar em ir aquele local, ao falar da tal pessoa, ou, ao sentir o cheiro característico, ativamos nosso sistema de luta e fuga, e sem ter para onde ir ou recorrer, entramos em pane.


Esse é um exemplo para você entenda que a memória olfativa pode te trazer boas ou más lembranças.


Com isso, tenho duas dicas:


1. Se você vive num ambiente estressante, procure aromatiza lo em momentos específicos de calmaria para "mudar o clima". "Tempere" O ambiente com aromas que lhe confiram uma certa leveza. isso irá te ajudar a "mudar os ares".

Caso você não possa aromatizar o ambiente, então use um aromatizador pessoal (o cordão para colocar gotas), fazendo respirações profundas.


2. Você pode deliberadamente criar uma Memória Olfativa Positiva, para servir de "Âncora do Bem Estar" em momentos de estresse e tensão. Como funciona?


1. Você irá escolher um aroma que lhe proporciona boas sensações, de preferência que já tenha características bioquímicas de acordo com sua finalidade. Não adianta você escolher aroma preferido para acalmar, quando sua função bioquímica é para estimular.

Ex.: Você gosta de aromas de gramínea para relaxar, porém, escolhe um Alecrim que tem propriedades estimulantes, ao invés de uma Manjerona que é calmante. Entendeu?


2. Coloque no Aromatizador Pessoal (ou num difusor próximo a você), e sente se numa posição confortável;


3. Faça respirações profundas, até se sentir mais relaxado;


4. Agora comece visualizar um local - pode ser no alto de uma montanha, no meio de uma floresta ou quem sabe, em frente à praia -, que lhe traga uma sensação de bem estar e relaxamento;


5. Ao encontrar o seu local, respire profundamente o aroma. Imagine que esse local é permeado por esse aroma que você acabou de inalar e cada inspiração e expiração, te proporcionam sensações muito gostosas de bem estar e relaxamento.


6. Visualize alguma atividade como caminhar pela floresta, subir a montanha ou afundar os pés na areia da praia, foque nas sensações de Bem Estar e inale profundamente o aroma.


7. Repita esse processo criando situações de conforto e profundo bem estar, sempre inalando seu aroma escolhido. Repita esse processor todos os dias (ou sempre que possível), até que você inale seu aroma e ele te remeta para aquele estado de paz.


No início, quando você estiver em situações estressantes, levará mais ou menos de 5 a 10 minutos para acalmar sua mente com a Respiração, a fim de permitir que o aroma te catapulte para aquele estado de paz e serenidade programada.


Mas, a prática e a repetição criarão uma âncora oculta, onde somente fechando os olhos por alguns segundos e respirando profundamente, você se tornará capaz de acalmar toda turbulência interna.


Espero que você aproveite essa técnica no seu melhor!

Boas memórias olfativas!


Monik Ornellas


.

bottom of page